quinta-feira, agosto 01st, 2013 | Author:

Curso básico.
Para quem quer aprender.

Qual o material básico?

Agulhas.
As agulhas são curtas, para fazer o ponto em um único movimento, e sem pontas uma vez que os tecidos para bordar não precisam ser perfurados. As maiores, com numeração baixa, servem para bordados que pedem mais fios; as menores, para os com poucos fios.

Cânhamo.
O cânhamo exige mais atenção na hora de contar os pontos nos fios, entrelaçados um a um. É encontrado com trama grossa efina, de 8 a 22 fios por centímetro.

Etamine.
Com fios entrelaçados em forma de blocos (quadradinhos), a etamine é ideal para principiantes por ser fácil de bordar. É encontrada com trama grande e miúda, de 3a 8 pontos por centímetro.

Linha mouliné.
E vendida em meadas de 8 m, com 6 fios desfiáveis. Para saber quantos fios usar na agulha, veja na “Chave de cores” junto ao gráfico. Existem três marcas disponíveis no mercado: Anchor, DMC e Maxi Círculo.

Bastidor.
O bastidor mantém o tecido esticado e firme, ajudando a controlar a tensão do fio – mas é opcional. Feito de diferentes materiais (madeira, plástico e borracha) pode ser encontrado em vários tamanhos e formatos.

Tesoura.
É pequena e com pontas bem finas. Serve para cortar os fios e desmanchar pontos malfeitos.

Como preparar o tecido?
1 Corte o tecido na medida desejada e passe um alinhavo nas bordas.
2 Encontre o meio do tecido dobrando-o na horizontal e na vertical.
3 Marque as dobras com alinhavos.

Como desfiar os fios de linha mouliné?
Corte 40 cm da meada, segure uma ponta com uma das mãos, sem apertar muito, e selecione o número de fios que vai usar. Puxe os fios, um a um, bem devagar, para não enrolar a outra ponta.

Qual o jeito certo de começar a bordar?
Introduza a agulha pelo avesso do tecido, mas comece pelo direito. Posicione a agulha sempre no sentido vertical e trabalhe para a esquerda ou para a direita.

Compartilhe no:
  • Orkut
Categoría: Curso de tecido
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in


You must be logged in to post a comment.