segunda-feira, fevereiro 04th, 2013 | Author:

Medidas dos motivos:
• Em pontos: 40 x 40 (1/4 de cada desenho).
• Em étamine de quatro pontos por centímetro: 10×10.
• Em étamine ou cânhamo de cinco pontos por centímetro: 8×8.
• Em étamine ou linho de seis pontos por centímetro: 6,5×6,5.
• Em étamine de sete pontos por centímetro: 6×6.

Material:
• Uma toalha bege com trama tipo étamine, medindo 170 x 140 cm. Para fazer uma toalha de mesa, substitua esse tecido por étamine, cânhamo ou linho no mesmo tom de bege. Atenção: esses motivos podem ser usados separadamente, compondo almofadas, toalhas de bandeja ou capas para travesseiros.
• Linha mouliné DMC ou ANCHOR nas cores indicadas na chave de sinais junto ao gráfico.

Pontos empregados:
• Ponto cruz (use três fios de linha na agulha nos tecidos de quatro e cinco pontos por centímetro; nos demais use dois fios). Ponto atrás (use um fio de linha na agulha em todos os tipos de tecido).

Explicações básicas:
• Consulte sempre as instruções de trabalho no fina! do caderno Como se Faz. O modelo original foi bordado com fio DMC. Junto ao gráfico damos também a conversão das cores para as linhas ANCHOR, alertando que a tonalidade do bordado poderá apresentar um resultado um pouco diferente.

Execução:
• Dobre o tecido em quatro, a partir do centro. Abra o tecido e alinhave as marcas deixadas pelas dobras, traçando uma cruz, com um fio de cor contrastante. A intersecção dessas linhas corresponde ao centro do teci-. do. Paralelas à essa marca, faça novas carreiras em ponto de alinhavo, quadricu-iando o tecido de dez em dez quadradinhos (étamine) ou vinte em vinte fios (cânhamo ou linho).
• Centralize e borde os motivos, fazendo cada ponto sobre um quadradinho do étamine ou 2 x 2 fios do cânhamo ou linho. Terminado o bordado passe-o pelo avesso.

Compartilhe no:
  • Orkut
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in