quinta-feira, fevereiro 07th, 2013 | Author:

Medidas do motivo:
• Em pontos: 91 x 75.
• Em étamine de quatro pontos por centímetro: 23 x 19.
• Em étamine ou cânhamo de cinco pontos por centímetro: 18×15.
• Em étamine ou linho de seis pontos por centímetro: 15 x 12,5.
• Em étamine de sete pontos por centímetro: 13×11.

Material:
• 30 x 25 cm de étamine, cânhamo ou iinho branco.
• Sete miçangas douradas.
• 30 cm de seda na cor pêssego.
• 40 x 90 cm de tecido para forro na cor creme.
• 20 cm de feltro na cor creme.
• 20 x 70 cm de manta acrílica ou espuma com 6 mm de espessura.
• Uma placa de papelão Paraná, gramatura 120.
• Fita dupla-face.
• Cola branca, papel para risco, lápis, régua, estilete.
• Alfinetes de aço.
• Linha mouliné DMC ou ANCHOR nas cores indicadas na chave de sinais junto ao gráfico.

Pontos empregados:
• Ponto cruz fuse três fios de linha na agulha nos tecidos de quatro e cinco pontos por centímetro; nos demais use dois fios). Ponto atrás (use um fio de linha na agulha em todos os tipos de tecido). Nozinho francês (use um fio de linha na agulha em todos os tipos de tecido).

Explicações básicas:
• Consulte sempre as instruções de trabalho no final do caderno Como se Faz. O modelo original foi bordado com fio DMC. Junto ao gráfico damos também a conversão das cores para as linhas ANCHOR, alertando que a tonalidade do bordado poderá apresentar um resultado um pouco diferente.

Execução Bordado:
• Dobre o tecido em quatro, a partir do centro. Abra o tecido e alinhave as marcas deixadas pelas dobras, traçando uma cruz, com um fio de cor contrastante. A intersecção dessas linhas corresponde ao centro do tecido e do motivo. Borde o motivo, fazendo cada ponto sobre um quadradinho do étamine ou 2 x 2 fios do cânhamo ou Iinho. Alguns trechos do bordado pedem dois tons de linha na agulha (veja gráfico). Terminado o bordado passe-o pelo avesso.
• Prenda as miçangas na ponta dos estames da flores.

Caixa – Parte externa:
• Amplie os moldes das peças externas da caixa para o papel.
• Transfira os riscos para o papelão e corte.
• Do feltro, corte uma tira de 65 x 6 cm. Sobre essa tira, cole as peças da lateral da caixa, na seguinte ordem: frente, lateral esquerda, costas, lateral direita (desenho 1). Os pequenos intervalos deixados entre as peças correspondem aos cantos da caixa.
• Una as pontas dessa tira formando um retângulo, mantendo o feltro voltado para fora.
• Cole a peça de base (fundo) sobre um retângulo de feltro. Apare as bordas.
• Corte uma tira de 67 x 10 cm da seda. Dobre a tira, direito com direito, e costure as pontas menores, a 1 cm das bordas. Abra e passe a costura a ferro. Vire a tira para o direito.
• Coloque a tira ao redor das laterais da caixa. Encaixe a costura num dos cantos das costas. Dobre as bordas da tira sobre a parte interna da caixa e costure-as com pontos em zigue-zague (desenho 2).
• Corte da seda um retângulo de 24 x 20 cm, e estenda-o sobre uma superfície plana. Passe cola nas bordas da peça de fundo e coloque-a sobre a seda. Recorte o tecido rente às bordas da peça de fundo. Encaixe essa peça por dentro das laterais da caixa, com o tecido voltado para fora.
• Usando o molde da peça de fundo, corte uma peça da manta acrílica e do tecido de forro. Disponha em camadas o forro, a manta acrílica e a peça da tampa. Dobre as bordas do tecido e alfinete todo o contorno (desenho 3). Introduza completamente os alfinetes na placa de papelão.
• Centralize o bordado sobre a tampa (tecido de forro com o avesso do bordado). Apoie a tampa com o bordado voltado para baixo.
Apare o tecido a 3 cm da borda da tampa. Corte os cantos em diagonal, a 6 mm das pontas do papelão (desenho 4).
• Dobre e cole as bordas do tecido (desenho 5).

Caixa – Parte interna:
• Amplie os moldes das peças internas da caixa para o papel.
• Transfira os riscos para o papelão e corte. Corte também as peças na manta acrílica e no tecido de forro (neste, acrescente 2 cm para as dobras).
• Cubra cada uma das peças de papelão com a manta acrílica e o tecido de forro.
• Encaixa o fundo interno na caixa, colando-o sobre a base. Encaixe as laterais internas.
• Corte do tecido de forro uma tira de 34 x 8 cm. Junte e costure as bordas maiores, direito com direito. Abra as costuras a ferro.
Vire a tira para o direito. Passe a tira a ferro formando a dobradiça da caixa.
• Retire a lateral interna traseira e cole a dobradiça {desenho 6) nas costas dessa peça. Recoloque e cole a peça na caixa.
• Corte do tecido de forro uma outra tira de 20 x 3 cm. Dobre 5 mm de cada uma das bordas maiores para o avesso e passe a ferro. Dobre a tira no sentido do comprimento e pesponte as bordas (desenho 7).
• Retire a lateral interna direita da caixa, e cote em diagonal (ângulo de 45°) uma das pontas da tira (desenho 8). Recoloque e cole a peça na caixa.
• Cole a dobradiça entre nas costas da parte interna da tampa e a outra extremidade da tira – note que a tampa deve ficar aberta num ângulo de 90°).
• Centralize e cole a tampa bordada (desenho 9).

Compartilhe no:
  • Orkut
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in