quarta-feira, agosto 29th, 2012 | Author:

TECIDO DO SOFA COM CODORNAS.
Técnica: batik javanês tulis.

Material: 2mde crepe casulo bege com 1,40 m de largura; corantes para fibras protéicas nas cores preta e cobre; cera para batik em fingimento; fixador para fibras protéicas; bastidor de madeira de 1,40 m x 1,40 m; ferramenta tjan-ting de 1 bico e 2 bicos; pincéis para cera rf” 8,14,18 e 22; bacia para fingimento; lápis de grafite mole 6B ou crayon de cera; jornal; papel Kraft; percevejo; luvas de plástico.
Com o tecido previamente lavado, estenda-o no bastidor (veja instruções no item “Preparação do tecido”, Moda Afro). Com o lápis ou crayon, estampe as figuras dos desenhos 1, 2, 3 e 4, no sentido horizontal, distribuídas em faixas. Derreta a cera no aquecedor elétrico ou em banho-maria. Esquente nela o
tjanting de um bico e faça os contornos e os detalhes das codornas, galinhas e pintinhos. Preencha também com a cera o corpo e a cabeça das aves, usando os pincéis maiores e menores de acordo com o tamanho da área. Com o pincel n° 22, faça uma máscara de cera no fundo, ou seja, em torno das aves. Com o tjanting de dois bicos, faça tramas bem abertas, semelhantes às de um tecido. Retire o tecido do bastidor, prepare de 2 a 3 litros de corante cobre (veja item “Preparação dos corantes”, Moda Afro). Coloque na bacia. Quando a temperatura atingir 50°C, mergulhe o tecido e deixe de molho por 40 minutos lexa de vez em quando para o corante penetrar por igual por toda a peça. Enxágue e deixe secar. Estenda o tecido no bastidor. Derreta a cera. Cubra novamente com a cera os detalhes que permanecerão na cor que acabou de ser tingida. Aplique cera no bico, nos pés e nas cristas das aves e entremeie outros traços na trama com a ferramenta tjanting de dois bicos. Prepare o corante preto. Coloque na bacia de fingimento. Espere o corante atingir 50°C e mergulhe o tecido. Deixe de molho por 40 minutos. Enxágue, seque e remova a cera (veja item “Remoção de cera”, Moda Afro).

Compartilhe no:
  • Orkut
Categoría: Desenhos em tecido
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in


You must be logged in to post a comment.