domingo, abril 17th, 2011 | Author:

Limpeza de couro

Estas receitas caseiras deixam o couro sempre bonito.
Preparar e curtir o couro para depois usá-lo em objetos e utensílios é uma técnica com mais de cinco mil anos de existência, que os egípcios e os babilônios já dominavam muitos séculos antes da nossa era. Além de ser uma atividade tradicional e mundialmente difundida, o couro reúne algumas boas qualidades para o uso na decoração. Ele é resistente e o envelhecimento natural realça sua beleza, desde que sejam observados alguns pequenos cuidados:
• Evite a exposição diária prolongada aos raios solares. Esse contato constante vai provocar o surgimento de algumas trincas que podem acumular pó, diminuindo sua beleza e resistência.
• Apesar de resistente, o couro é um material muito sensível. Dependendo do local e do clima, ele pode se ressecar com mais intensidade e em espaços de tempo menores. Quando isso ocorrer, passe uma flanela embebida em glice-rina líquida em toda a superfície, criando uma cama da bem leve. No dia seguinte, use uma flanela limpa para retirar o excesso, polindo logo em seguida.
• Para amaciar e criar uma película impermeável, recomenda-se a aplicação de cera à base de carnaúba, própria para estofamen-tos de couro. As graxas comuns não são absorvidas e podem manchar roupas, tapetes e cortinas.
• Quando surgir um tom encardido nos móveis de couro claro, use apenas sabão de coco e um pano úmido. Se houver excesso de umidade, ponha para secar no sol.
• Lembre-se que não há como retirar manchas do couro, pois ele reage incorporando à própria textura a substância que foi derramada.
• Para acelerar o envelhecimento dos móveis de couro natural (atanado), basta deixá-lo algumas horas em exposição aos raios solares, de preferência na parte da manhã. Em seguida, passe uma demão leve de cera inco-lor de assoalho; depois de seca, retire os excessos, polindo em seguida.

Compartilhe no:
  • Orkut
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in


You must be logged in to post a comment.