Trabalho receita de croche.
Tamanho – 70 cm X 106 cm Material: Fio Natural CÍRCULO: 3 novelos amarelo (1242); 1 novelo de cada uma das cores: marrom (7386); verde escuro (5625); verde claro (5361); lilás escuro (6394); lilás claro (6402); ag. para crochê CÍRCULO de 4 mm; 74 cm X110 cm de tela para tapeçaria. Pontos Empregados Crochê – Ponto Baixo (p.b.). Bordado – Ponto Cruz Execução
Bordar em p. cruz seguindo as indicações do gráfico e a legenda de cores, até a 769 carr. depois inverter o gráfico da 75s carr. até a 19 carr. novamente, deixando 1 borda de 2 cm de tela ao redor de todo o tapete. Terminado o trabalho, dobrar aspartesexcedentesdatela para o avesso e fazer 1 carr. em p.b. ao redor de todo o tapete, com o fio amarelo, pegando juntas as 2 espessuras.
Archive for » 2009 «
Trabalho N 1
Tamanho – 58 cm X 92 cm Material: Fio Apoio 4/8 CÍRCULO. 3 rolos de 250 g.; ag. para crochê CIRCULO de 4 mm.
Pontos Empregados
Correntinha (corr.). Ponto Baixo (p.b.). Ponto Alto (p.a.). Ponto Caranguejo -trabalharem p.b. da esquerda para a direita. Crochê Filé = seguir o gráfico, Execução
Fazer 1 corr. de 100 p. mais 3 corr. para virar e trabalhar seguindo o gráfico. A 48 cm do começo, metade do trabalho, continuar invertendo as indicações do gráfico. Terminado o trabalho, fazer ao redor de todo o tapete 1 carr. em p. caranguejo.
Figuras pequenas são trabalhadas em movimentos espiralados, de fora para dentro, Para desenhos um pouco maiores, as áreas de mesma cor são definidos com uma carreira de pontos e depois trabalhadas nos sentidos de aproximação e afastamento do tapeceiro.
Os pontos normalmente vão sendo feitos de dois em dois fios de tela. Antes de terminar o trabalho, são feitas ao longo da margem, duas ou três carreiras de pontos, de fio por fio da tela.
Ao término do trabalho, com a ajuda de um pincel, passar uma camada de cola branca no avesso, para que as laçadas não se desmanchem.
A agulha penetra na tela quase verticalmente; a mão esquerda evita que ela penetre nas laçadas feitas anteriormente. Com a prática, esse auxilio da mão esquerda vai sendo dispensável; o desenvolvimento do trabalho da direita para a esquerda e uma leve inclinação da agulha são o bastante.
A ponta da agulha não se afasta da superfície da tela após fazer uma laçada. Ela desliza à frente para a nova punção. O fio deve correr livremente, durante a utilização da agulha.
A parte chanfrada da agulha está sempre voltada para onde avança o trabalho. Mudando-se a direção, vira-se a agulha. Os quatro desenhos (2, 3, 4 e 5) mostram a seqüência de movimentps necessários à confecção de uma laçada.
As laçadas que aparecem na parte de baixo da tela, constituirão a face acabada do tapete. Com o punho em contato permanente com o avesso da tela, vai-se enfiando a agulha totalmente ate o redutor, para garantir o tamanho uniforme das laçadas.

A tela é presa ao bastidor com percevejos. A agulha funciona bem na direção aproximação/afastamento do tapeceiro e o trabalho se desenvolve da direita para a esquerda. Terminado o fio, deve ele ser cortado do lado de baixo do bastidor.

Esta figura mostra como trabalha a agulha. No caso, com dois redutores, está regulada para fazer laçadas de altura média, a melhor altura para tapetes sem relevo. Deve evitar-se que a ponta do fio com que se iniciou o trabalho fique voltada para cima, como nesta figura. Puxa-se a primeira laçada, deixando-se a ponta para baixo como nas figuras 3, 4 e 5, Fig. 2

Tapeçaria agulha mágica.
As seguintes providências devem ser tomadas, antes de utilizar-se a agulha;
Colar uma tira de fita crepe ã volta toda da tela, para que a mesma não desfie;
Desenho do tapete feito na tela com um pincel atômico, deixando-se para bainha, margem de 6 cm;
Colocação da tela, esticada e alinhada, num bastidor, (retângulo de pinho com 33x50x6 cm. – pode ser feito em casa).









Comentários